CNL 2016 fase distrital de Aveiro

Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital de Aveiro

27 abril 2016 | Todo dia | Pavilhão Municipal Professor António Costeira

O Município de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, vai acolher, este ano, a Fase Distrital de Aveiro da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura, e que vai ter lugar no dia 27 de Abril, quarta-feira, no Pavilhão Municipal Professor António Costeira, entre as 10h e as 17h30.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura (CNL) é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura a organização geral do CNL e o controlo do seu desenvolvimento, ao longo de 3 Fases consecutivas: 1ª Fase – Escolas | 2º Fase – Distrital |3ª Fase – Final Nacional.

A participação no concurso é aberta às escolas do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, das redes pública (para o efeito consideradas individualmente e não como pertencentes a um Agrupamento) e privada que a ele aderem, através da inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. Está igualmente aberta aos alunos das EPE, Escolas Portugueses no Estrangeiro, da esfera de influência do Camões IP.

A 2ª Fase do CNL traduz-se pela realização de provas públicas, organizadas e realizadas pelas Bibliotecas Municipais designadas pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e dirigidas aos vencedores da 1ª Fase.

Para este efeito, as Bibliotecas Municipais constituem um Júri Distrital, competente para organizar, proceder e deliberar sobre todos os aspetos relativos ao CNL, 2ª Fase.

Nesta prova, serão selecionados dois vencedores por Distrito, um em cada nível de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), que competirão na Final Nacional com os vencedores dos restantes Distritos, Regiões Autónomas e EPE.

 

Na 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), o Município de Oliveira de Azeméis associa-se a estas entidades e, através dos serviços da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, é responsável pela 2ª Fase | Prova Distrital de Aveiro do CNL.

Esta fase destina-se aos/às alunos/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do distrito de Aveiro que decidiram, por sua iniciativa, aderir a este evento e ficaram aprovados/as na 1ª fase do CNL 2015/2016, nas respetivas escolas.

Este ano, de acordo com a listagem oficial divulgada pela DGLAB, estão inscritas para esta fase 63 escolas, com 177 alunos/as concorrentes do 3º Ciclo e 87 alunos/as concorrentes do Ensino Superior.

Para a prova distrital de Aveiro foram selecionadas duas obras por nível de ensino, a saber:

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A Instrumentalina, de Lídia Jorge

A Estrela, de Virgílio Ferreira

ENSINO SECUNDÁRIO

Emigrantes, de Ferreira de Castro

Aparição, de Virgílio Ferreira

Para apuramento dos/as vencedores/as, que irão participar na Fase Final do CNL 2015/2016 em representação do distrito de Aveiro, proceder-se-á a sucessivas etapas de eliminação, onde se testam os conhecimentos relativos à leitura das obras seleccionadas.

 

Um comentário sobre “Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital de Aveiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *